24.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Líderes da Oposição e Novo abandonam sessão do Senado em protesto contra...

Líderes da Oposição e Novo abandonam sessão do Senado em protesto contra veto a discursos no bicentenário da Casa

Rogério Marinho e Eduardo Girão criticam presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, por negar direito de fala durante celebração histórica, enquanto personalidades ilustres marcam presença.

Os senadores Rogério Marinho (PL-RN), representante da Oposição, e Eduardo Girão (CE), do Novo, deixaram abruptamente a sessão plenária do Senado na segunda-feira, dia 25, alegando que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vetou seus discursos planejados para marcar os 200 anos da Casa.

Segundo Marinho, “É lamentável enfrentarmos essa situação constrangedora. O presidente decidiu que a voz da Oposição não deveria ser ouvida, o que é paradoxal em uma instituição democrática como o Senado Federal. Por não termos sido concedido o direito de falar, estamos deixando o plenário do Senado”.

Girão, líder do Novo, compartilhou da mesma visão, afirmando que não iria participar de um “teatro de aparências”. Ele explicou: “Questionamos o presidente [Pacheco] sobre nossa possibilidade de discursar, como fizemos em outras ocasiões, mas ele nos negou. Não vamos fazer parte de uma encenação vazia”.

A celebração do bicentenário do Senado contou com a presença de figuras proeminentes como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br