21.7 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
HomeBlogsPARIS LHE ESPERA! - Por Odemar Costa

PARIS LHE ESPERA! – Por Odemar Costa

Odemar Costa

Aprecia relatos de viagem?
Dispõe de alguns minutos?
Aqui, uma crônica que escrevi há 10 anos!

Gostar de Paris não é privilégio unicamente reservado ao político brasileiro Ciro Gomes, que em 2.018, no calor da disputa eleitoral preferiu visitar a cidade, em vez de apoiar Haddad e impedir o triunfo do “Capitão”.

Por haver cursado Geografia na USP, uma ciência marcada pelos Mestres da Universidade Sorbonne de Paris, cidade por mim visitada oito vezes, prometi que publicaria no Facebook um comentário que escrevi bem antes de 2.018 e que fora enviado a algumas amizades, via email com esse título PARIS LHE ESPERA!

Tida por muitos como uma das mais imponentes metrópoles, ou mais precisamente, “A capital do Mundo”, Paris pode recarregar todas suas baterias. Reserve uma semana para se reencontrar com a vida. Programe uma nova Lua de Mel e vá explorar Paris e seus arredores; caminhar de mãos dadas pela Champs Elysées e admirá-la desde o topo da Torre Eiffel. Invista na sua alma. Isso, ninguém lhe rouba! Por Odemar Costa.

Sou de uma época em que o francês era matéria obrigatória nos quatro anos do ginásio. A orientação pedagógica em nossas escolas era francesa. Para mim, Turismo sempre foi algo fascinante. Sou integrante da pimeira turma de Guias de Turismo que o Senac formou no Brasil, em 1965.

Em janeiro de 72, com a falecida esposa Emiko, na Champs Elyseés o nascimento da paixão por Paris!

Minha falecida esposa Emiko Sato Costa graduou-se em Geografia, na USP, em 1967 e, enturmando-me com todos seus colegas, decidi prestar vestibular e ingressei também na Geografia da USP, em 68, e fui ao final do Bacharelato e Licenciatura, em 72.

É bom que se frize que na estruturação dos cursos de Geografia e História da Universidade de São Paulo estão os dedos de renomados mestres da Sorbonne de Paris. Assim, pois, mais que natural minha grande paixão pela França e, em especial por Paris.
Embora tenha também formação de Guia de Turismo, estou muito distante de me considerar Consultor de Turismo.

Apenas desejo mostrar o lado gostoso de ir a Paris. Discuta pois, com sua companheira uma viagem descompromissada e desestressante, que se transforme numa Segunda Lua de Mel.

Reserve uma semana de março ou abril, preferencialmente e veja a primavera desabrochar em Paris e seus arredores. Busque uma boa oferta de passagens pela LATAM ou Air France e desembarque em Charles De Gaulle para se reenergizar totalmente. Reserve um hotel 3 estrelas (Há inúmeras opções nas redes Campanille ou Ibis) que lhe ofereçam o conforto do bem dormir. É apenas isso que irão precisar. E, se não vão se ausentar de Paris, esqueçam a locação de carro.

Com roupa de meia estação e tênis confortável saiam cedo, a pé para explorar Paris.
Retornem ao hotel após um lanche ao meio dia para uma sesta ou descanso e programem-se para novos itinerários exploratórios no período vespertino. Construam uma nova lua de mel para se reencontrar com a Geografia, a História e as artes de um modo geral. Paris tem tudo isso para revitalizá-los. Usem a internet e busquem no Google as informações sobre os atrativos que pretendem visitá-los. Antes do embarque, Comprem num bom jornaleiro a bem ilustrada publicação da Folha de São Paulo, PARIS e façam suas visita,s sabendo de antemão alguns detalhes sobre o atrativo escolhido e tirem disso, muito mais proveito.

Pra conhecer Paris, uma semana é pouco.
Então, organizem-se para aproveitar ao máximo sua
estada na “Cidade Luz”.
Antes de embarcar, abra sobre a mesa de sua sala casa um grande mapa m Parisdetalhado de Paris de 1 metro por 1 metro e meio na escala de 1 pra 100.000, que mostra com ilustrações tudo que é importante em Paris. Tente visualizar esses atrativos e seu posicionamento em relação com os demais.
Visualize o Louvre, o Jardim das Tulerias, a Place de la Concorde, a Champs Ellyssés, o Arco do Triunfo e o novo centro administrativo de La Défense; tudo num mesmo eixo de direção.

Observe a posição da catedral de Notre Dame, do Quartier Latin, da Sorbonne, do Pantéon e da Torre Eiffel.
Busque ver a posição da igreja do Sacre Coeur, na colina mais alta de Paris e observe como está próxima de Montmartre, Moulin Rouge e não muito distante das galerias lafayette e Primtemps, do teatro L’Ópera e dos grandes boulevards. Busque a posição dos Invalides, diante da ponte Alexander III, onde se localiza o túmulo de Napoleão. Familiarize-se com o posicionamento relativo desses atrativos de Paris.
Bem, vamos aos passeios?

Está um dia claro, sem névoa ou chuva? Que tal ir ao topo da Torre Eiffel? Agora que já manuseou o mapa de Paris, poderá entender melhor os painéis que mostram esses locais interessantes situados em cada ponto cardeal do horizonte parisiense na sala panorâmica lá no último patamar da torre, aos 276m de altura. Lá de cima poderá avistar o Museu do Homem na Place de Trocadéro – com suas fontes, o Campo de Marte, diante da Escola Militar e às margens do Sena o edifício circular, sede da Maison de la Radio, a que o radialista Reale Júnior se referia com frequência, quando pelo jornal da Pan, há anos, fazia seus boletins de Paris.

Do alto da torre, observe a imponência do Arco do Triunfo e as grandes avenidas que partem dali, na Place Charles De Gaulle ou Place de L’Etoile, dando à Paris uma configuração de cidade Radial, depois da remodelação proposta pelo prefeito Hausmann na década de 70 do século XIX, criando os grandes boulevards e uma padronização quanto à altura padronizada de seus edifícios. Aviste o ponto de embarque para os passeios com o Bateau Mouche, junto a Torre Eiffel, às margens do Sena; um passeio imperdível, segundo meus amigos e que este cronista ainda irá fazê-lo.

IGREJAS DE PARIS

Nas imediações do Teatro da Ópera , (o maior do mundo), E DA Place de La Concorde está a Madeleine, num estilo de templo grego com seu frontão e colunas estilo dórico. Poderá subir os muitos degraus e conhecer a igreja do Sacre Coeur, num estilo bizantino, e ter uma bela visão de Paris a partir de sua porta de entrada. Reserve um pouco mais de seu tempo para conhecer a catedral de Notre Dame, imortalizada pelo romance de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre Dame” de Quasímodo e da cigana Esmeralda; agora em reforma devido ao incêndio que destruiu seu teto e agulha.

Notre Dame é uma das mais antigas catedrais góticas, concluída no século XII. Suas grandes rosáceas laterias são os maiores vitrais de toda a cristandade. Também não pode ser esquecida uma visita a Saint Chapelle e seus vitrais famosos, pertinho da Notre Dame. Também nas proximidades de Notre Dame está o Quartier Latin com a famosa Universidade La Sorbonne, o Panteon, e os Jardins do Palácio de Luxemburgo, que sedia o Senado da República Francesa.
Caminhar pelas ruelas do Quatier Latin e seus bares exóticos dará uma idéia de quanto Paris é cosmopolita.

Tome a linha 1 do Metrô na direção do Chateau de Vincennes e vá passear pelos floridos jardins do Parc Floral. Caminhe pela pela Champs Elysées e pelas ruas do comércio sofisticado das boutiques parisienses nas Rue de Rivoli e Saint Honoré. e saboreie os bons sorvetes de Paris. Circule por todos os pavimentos da Gallerie Lafayette e da Primtemps.
Há uma grande opção de famosos museus em Paris, Louvre, Orsay e Picaso.

Sobre o Louvre, o maior do mundo, o siga o conselho que recebi de um paraguaio que conheci no Hotel San Michel em que me hospededei no Quartier Latin. Chamava-s Carlos Vasquez e casado com uma paraguaia de ascendência alemã que era professora em Colônia. Semana ele ia de trem vê-la em Colônia e na outra semana ela vinha encontrá-lo em Paris. Emiko e eu, no corredor do San Michel, ouvimos ao violão, Garota de Ipanema. era Carlos, exímio violonista e fiz contato.

Carlos, ao mesmo tempo, era pós graduando em Direito e Professor de guitarra (violão) na mesma Sorbonne. Naquele sábado, Odemar! Amanhã ou acompnhá-lo ao Louvre, mas, não posso perder o cocerto em órgao de tubos na Notre Dame, no fim da tarde. Assim, separe o que julgar mais importante.

O Louvre é muito grande. Estou há seis meses em Paris e doingo sim , domingo não, passo muitas horas dentro dele e ainda não o vi por inteiro. Então, listei o acervo do Egito Antigo, a Vênus de Milo, e a pinacoteca com a Monalisa de Leonardo Da Vinci e as enormes telas de De La Croix ( A liberdade conduzindo o povo) e de David ( A auto coroação de Bonaparte, diante do papa.

Mona Lisa, a Vênus de Milo, o acervo do Egito Antigo e sua majestosa pinacoteca e na ocasião me dei por satisfeito. Haja Fôlego! Meu amigo leitor, volte mais feliz; muito mais feliz de sua estada em Paris. Até uma próxima crônica com
dicas despretensiosas.

Odemar Costa.

VOCÊ É 100280811ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br